Lavanderia consciente A lavanderia ecologicamente correta baseia-se em dois princípios: menos energia na lavagem e no aquecimento da água e água fria sempre que possível. Além disso, recomenda-se optar por sabões ecológicos, que não são mais caros, lavam bem e beneficiam o jardim caso você deseje reutilizar a água. Espere ter uma carga completa antes de ligar a máquina de lavar. Se precisar lavar pouca roupa, não se esqueça de ajustar o nível da água.
Dica Lavar as roupas com água fria consome cerca de 90% menos energia do que usando água quente. |
• Não use mais sabão do que o necessário. O excesso não deixará as roupas mais limpas, o enxágüe será mais difícil e haverá desperdício de energia. Para cada 100 gramas de sabão produzidos, é emitido cerca de 1,3 quilo de gases causadores do efeito estufa.
• Use produtos ecológicos, livres de petroquímicos e fosfato. Prefira fórmulas concentradas, que não têm os agentes de volume de outros produtos, são mais baratas e poupam embalagens.
• Se sua máquina de lavar tiver um modo de economia de água, use-o. Se não tiver, colete a água do enxágüe final, em máquinas de abertura superior, direcionando o tubo de saída para um balde. Jogue a água de volta na máquina antes de iniciar a lavagem seguinte.
• Limpe o filtro da máquina regularmente para manter a eficiência.
• Pense na possibilidade de instalar uma válvula de desvio para redirecionar a água usada ao sistema de irrigação do jardim
Características da lavadora ideal - Controle variável de temperatura – permite o uso de água fria. - Sensor de carga ou outro recurso para carga reduzida – reduz o consumo de água. - Variedade de ciclos de lavagem para diferentes tecidos – preserva as roupas. - Alta velocidade de rotação (máquinas de abertura frontal) – reduz o tempo de secagem e energia, caso você use uma secadora. - Modo de economia de água – recicla a água do enxágüe final. - Recursos anti-rugas, como ciclos permanentes de pressão ou funções de agito ou de prolongamento do enxágüe e da centrifugação, que reduzem a necessidade de se passar as roupas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário